top of page

Avenida Prefeito Nelson Martins, nº 869, Centro - Palhoça/SC.

Tel: (48) 99960-7482 - Agendamento

A Segurança no Trabalho e o Home Office

  • Foto do escritor: Equipe Asoprev
    Equipe Asoprev
  • 30 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Após a pandemia de COVID-19, muitos modelos de trabalho foram alterados e novas

possibilidades de postos de trabalho surgiram para suprir as necessidades produtivas e não

desrespeitar o isolamento social.

Com o auxílio da tecnologia da comunicação, o HOME OFFICE foi o grande protagonista para que os trabalhadores pudessem trabalhar sem se expor a aglomerações de pessoas.

Todos nós fomos obrigados a nos adaptar a novas realidades.

A segurança do trabalho não foi uma exceção, visto que os cuidados com o trabalho precisam ser mantidos, independentemente, de ser executado de forma presencial ou a distância como é o caso do HOME OFFICE.

O trabalho em domicílio que já parecia estar ganhando relevância, principalmente, em grandes centros urbanos brasileiros devido as dificuldades de deslocamento geradas pela falta de planejamento urbano.

As empresas entenderam que muitas funções podem ser executadas a distância sem prejuízo da produtividade. O trabalho administrativo é o exemplo mais observado na rotina das empresas.

As atividades laborais de caráter administrativo aqui mencionadas envolvem uma diversidade de funções, tais como: auxiliar administrativo, auxiliar financeiro, teleatendimento, auxiliar de cobrança, entre outros.

Como sabemos, a prevenção das possíveis doenças oriundas do trabalho é uma

responsabilidade do empregador mesmo quando estamos tratando de trabalho remoto e,

portanto, todas as medidas cabíveis devem ser tomadas e registradas para comprovar as ações realizadas pela empresa. Em princípio as medidas de fornecimento de mobiliário adequado e um meio de comunicação eficiente são fundamentais.

O diálogo deve ser uma constante para entender as dificuldades enfrentadas pelos

trabalhadores que precisam se sentir confortáveis para realizar críticas construtivas com o

objetivo de evitar o stress e angústias desnecessárias. A empresa por sua vez deve tomar

medidas relevantes para sanar os problemas.

O local do trabalho em HOME OFFICE deve ser avaliado. Porém, não devemos deixar de lado o respeito a privacidade e a intimidade dos trabalhadores que afinal de contas estão nas suas respectivas residências. Dessa forma, podemos solicitar que o próprio trabalhador tire fotos do posto de trabalho e faça vídeos curtos executando a atividade para se avaliar a postura do trabalhador durante a jornada de trabalho.

Esse material será essencial para garantir orientações necessárias e uma gestão de qualidade.

As orientações devem ser realizadas de forma constante e sempre que possível com um

caráter educativo.

O respeito em qualquer situação ou ambiente deve ser o fio guia de qualquer ação da

empresa, evitando assim situações de constrangimento que podem, sim, ocorrer no trabalho remoto.

Comments


ENDEREÇO

Avenida Prefeito Nelson Martins, nº 869, 

Centro, Palhoça- SC - CEP: 88131-300

Tel: (48) 3093-7613

(48) 99981-1331 (WhatsApp)

HORÁRIOS 

Segunda - Sexta: 7h – 19h

Sábado: 8h – 12h  (Podendo haver alterações)

*Não fechamos para almoço.

  • Instagram

© 2023 por Clínica Asoprev - Saúde e Segurança do Trabalho - Todos os direitos reservados.

bottom of page