A Falta Que o Absenteísmo Nos Causa
- Equipe Asoprev
- 13 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Para a surpresa de todos, a palavra absenteísmo não é uma ofensa rebuscada a honra de uma pessoa, mas sim um termo originário do latim “abster” que significa ausência e nos auxilia muito a entender os processos de produtividade nas empresas ou a falta dela. Nos dias atuais, infelizmente o levantamento do número de faltas dos empregados e consequente o controle é realizado apenas em empresas de grande porte no Brasil. As empresas de pequeno e médio porte não se preocupam em contabilizar os dias de ausência dos trabalhadores e assim acabam perdendo uma grande oportunidade de melhorar seus rendimentos através de uma maior produtividade.
O absenteísmo juntamente com a rotatividade de mão de obra gera um custo de
aproximadamente 230 milhões de reais para as empresas no país. Além disso, podemos
adicionar a essa conta a insatisfação dos clientes devido à demora no atendimento, sobrecarga de trabalho para o restante da equipe, aumento de horas extras para os outros funcionários e necessidade de contratações temporárias.
Os motivos para a ausência do trabalhador podem ser inúmeros, tais como: problemas
familiares, problemas no transporte, problemas de saúde, conflitos no ambiente de trabalho,
assédio no trabalho. Dentre esses motivos citados, a principal causa de falta ao trabalho é sem dúvida os problemas com a saúde. De modo geral, as patologias que mais geram afastamento são as osteomusculares e mentais. Um dado interessante é que as doenças conhecidas como lombalgia e dorsalgia são destaque na lista de doenças geradoras de beneficio no INSS. Muitos motivos podem gerar o surgimento dessas duas doenças, inclusive a falta de ergonomia do posto de trabalho.
Realizar uma boa higiene ocupacional, dialogar com os trabalhadores, implantar as medidas de segurança, mediar e gerir conflitos, evitar a competitividade dentro da empresa, integrar os trabalhadores para transmitir a sensação de pertencimento, evitar advertências verbais na frente de outras pessoas afim de evitar constrangimentos desnecessários são algumas das medidas que podem gerar um bom resultado. Mas, a investigação dos atestados com CIDs semelhantes, a rotina de homologar os atestados médicos, a investigação dos acidentes de trabalho e a realização de exames ocupacionais através de um serviço de saúde e segurança do trabalho é fundamental para o controle do absenteísmo nas empresas.
Entre em contato conosco para obter toda a orientação que precisa.
Comments